EUA anunciam enviado especial para fiscalizar desnuclearização da Coreia do Norte

© AP Photo / Evan VucciLíder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente estadunidense, Donald Trump, prontos para se encontrar pela primeira vez durante a cúpula histórica em Singapura, em 12 de junho de 2018
Líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente estadunidense, Donald Trump, prontos para se encontrar pela primeira vez durante a cúpula histórica em Singapura, em 12 de junho de 2018 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou nesta quinta-feira (23) que Steve Biegun, vice-presidente internacional de relações governamentais da Ford Motor, será o enviado especial do Departamento de Estado norte-americano na Coreia do Norte.

Pompeo anunciou que Biegun será responsável por fiscalizar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte.

"Estou empolgado em anunciar nesta manhã que Steve Biegun está se juntando à nossa equipe como representante especial na Coreia do Norte", disse Pompeo. "Steve dirigirá a política dos EUA com a Coreia do Norte e liderará nossos esforços para alcançar o objetivo final do presidente Donald Trump, a total e verificável desnuclearização da Coreia do Norte, conforme acordado com o líder Kim Jong-un".

O presidente dos EUA, Donald Trump, mostra o documento assinado com o líder norte-coreano, Kim Jong-un - Sputnik Brasil
Leia a histórica declaração conjunta de Donald Trump e Kim Jong-un
Pompeo também afirmou que ele e Biegun viajarão à Coreia do Norte na semana que vem com objetivos diplomáticos na direção de alcançar a desnuclearização na península coreana.

Biegun enfatizou que o presidente dos EUA, Donald Trump, conseguiu o vislumbre de um futuro pacífico para a povo da Coreia do Norte, apesar de que as questões serão de difícil resolução.

O agora enviado especial também afirmou que trabalhará com seus colegas do Departamento de Estado, agências do governo dos EUA e parceiros internacionais para alcançar o objetivo compartilhado da desnuclearização.

No dia 12 de junho deste ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, encontrou-se com Donald Trump em Singapura. Eles chegaram a um acordo estipulando que a Coreia do Norte será desnuclearizada em troca da paralisação dos exercícios militares conjuntos de Coreia do Norte e Estados Unidos, além de apontarem um potencial fim das sanções econômicas sobre a Coreia do Norte.

Apesar dos acordos ousados, nenhum tipo de cronograma foi anunciado para que os objetivos sejam alcançados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала