A fabricação da nova versão do helicóptero Mi-8MTSH-VN para apoiar Tropas Aerotransportadas da Rússia está prevista para 2020, afirmou o diretor-executivo da fábrica de helicópteros de Moscou, Sergei Romanenko.
"Inicialmente, a empresa Helicópteros Russos está trabalhando no novo projeto de criação do helicóptero de apoio para as Tropas Aerotransportadas, baseado no Mi-8AMTSH — Mi-8MTSH-VN. Baseado em um helicóptero conhecido por todos por ter se mostrado muito bem na Síria, duas máquinas estão sendo criadas. A primeira versão é destinada ao aumento de transporte de equipamentos das Tropas Aerotransportadas", afirmou Romanenko durante mesa-redonda. A segunda versão contará com mais armamentos e prestará apoio aos paraquedistas no combate de fogo, acrescentou.
Segundo o diretor-executivo, a fabricação das máquinas com modificação simplificada está prevista para ser iniciada na Fábrica Aeronáutica de Ulan-Ude em 2020. Enquanto que a versão mais pesada começará a ser fabricada no primeiro semestre de 2021.
Como ressaltou o moderador da mesa-redonda, planeja-se contar com participação da Tropa Aerotransportada de Ulianovsk nos exercícios táticos Vostok 2018, onde serão testados helicópteros anfíbios para esclarecimento dos requisitos para a nova máquina.