O presidente dos EUA, Donald Trump, está "totalmente farto" da política comercial chinesa de impor tarifas sobre produtos agrícolas provenientes de estados nos quais ela obteve vitórias durante as eleições presidenciais de 2016, informou o Washington Post, citando uma fonte anônima no governo. Trump compartilhou sua frustração com conselheiros, sugerindo que a China está tentando puni-lo antes das eleições de meio de mandato em novembro.
A mídia também acrescentou que Trump reclamou que os governos anteriores não mudaram as "práticas comerciais da China" e afirmou que ele quer "fazer história". Além disso, o jornal informou que Trump e seus assessores acreditam que Pequim afrouxou as restrições ao comércio com a Coreia do Norte. Este movimento provocou o último conjunto de tarifas contra a China, escreveu Washington Post, citando a fonte na Casa Branca.
Mais cedo, a chancelaria chinesa criticou as declarações norte-americanas sobre Pequim "atrapalhar" a desnuclearização coreana, as classificando de "irresponsáveis".