"Tiro em massa no Jacksonville Landing. Fique longe da área. A área não é segura neste momento. FIQUE FORA #TheLandingMassShooting", escreveu o escritório do xerife de Jacksonville no Twitter.
Mass shooting at the Jacksonville Landing. Stay far away from the area. The area is not safe at this time. STAY AWAY #TheLandingMassShooting
— Jax Sheriff's Office (@JSOPIO) 26 de agosto de 2018
Ao mesmo tempo, a mídia local News4Jax relatou, citando fontes, que pelo menos quatro pessoas morreram no incidente, enquanto 11 ficaram feridas.
Um vídeo já surgiu nas redes sociais do que seria o momento do início do tiroteio durante a competição, que acontecia e era transmitida online a partir de Jacksonville Landing, um local de restaurantes, entretenimento e compras à beira-mar no centro de Jacksonville, segundo a imprensa local.
No vídeo, os jogadores do jogo Madden (de futebol americano) podem ser vistos reagindo ao tiroteio e os gritos podem ser ouvidos antes que a filmagem seja cortada.
madden tournament getting shot up on twitch pic.twitter.com/3Jk8QmZkiy
— ANAKRON (@Anakron199X) 26 de agosto de 2018
As primeiras informações da imprensa estadunidense também dão conta que o principal suspeito de ser o autor dos tiros foi morto no local. Buscas estão sendo feitas para descobrir se haveria um segundo suspeito na área.
O prefeito de Jacksonville, Lenny Curry, teria entrado em contato com o xerife de Jacksonville, Mike Williams, sobre o tiroteio no torneio de games intitulado Madden Tournament, de acordo com a prefeitura.
Mayor @lennycurry and Sheriff Williams are in contact regarding the ongoing situation at the Landing. Please follow @JSOPIO and all instructions from the Sheriff's office regarding movement downtown. The mayor and Sheriff are expected to address media later today.
— City of Jacksonville (@CityofJax) 26 de agosto de 2018
O governador da Flórida, Rick Scott, disse que havia oferecido ao escritório do xerife de Jacksonville todos os recursos estaduais de que precisava.
Imagens de notícias locais mostraram várias ambulâncias, assim como bombeiros e policiais, no local, bem como estradas sendo bloqueadas no centro da cidade.
Jacksonville Mass Shooting:
— PM Breaking News (@PMBreakingNews) 26 de agosto de 2018
- At least 4 dead, 11 shot during a madden tournament at Jacksonville landing in Jacksonville, Florida (WJXT)
- ATF is responding
- One suspect is dead at the scene
- Massive police response pic.twitter.com/T7rThQOhNI
Reagindo às notícias do tiroteio durante o torneio envolvendo o seu jogo, a fabricante do Madden, a Electronic Arts, disse que está trabalhando com as autoridades para coletar os fatos.
"Esta é uma situação horrível, e nossas mais profundas condolências vão para todos os envolvidos", disse a empresa no Twitter.
We are aware of an incident at a sanctioned Madden Championship Series competition in Jacksonville. We are working with authorities to gather facts at this stage.
— Electronic Arts (@EA) 26 de agosto de 2018
As causas e motivações do incidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas.
O mais recente tiroteio na Flórida ocorre em meio a um debate sobre as leis norte-americanas sobre armas que receberam um novo impulso após o massacre de 17 pessoas em fevereiro, em uma escola em Parkland, na Flórida.
Dois anos atrás, um atirador matou 49 pessoas na boate Pulse, em Orlando, também na Flórida.