A Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC, na sigla em inglês), fabricante do avião, comunicou nesta segunda-feira (27), que durante o voo de teste, a aeronave percorreu o espaço aéreo de três províncias (Guangdong, Hunan e Hubei). A data exata dos testes no mar ainda não foi divulgada.
Trata-se da maior aeronave de sua classe não somente na China, mas em todo o mundo.
A aeronave é destinada à luta contra incêndios e realização de operações de resgate na água. Além disso, o AG600 pode ser dotado de um equipamento adicional para monitorar o ambiente marítimo, transportar passageiros e cargas, bem como localizar jazidas de recursos minerais.
Water wings: The AG600, China's independently-developed large amphibious aircraft, to start tests on water https://t.co/GX0DfUjDG2 pic.twitter.com/rJQ6Dxb8za
— China Xinhua News (@XHNews) 26 de agosto de 2018
O avião tem quatro motores turboélice, sendo capaz de carregar 12 toneladas de água em 20 segundos. O peso de decolagem máximo do AG600 é de 53,5 toneladas, possuindo um comprimento de 39,3 metros e a envergadura de asas de 38,8 metros. O alcance máximo da aeronave atinge 4,5 mil km. Em um só voo, o avião é capaz de transportar até 50 pessoas.
O AG600 completou com sucesso seu primeiro voo de teste em dezembro de 2017.