O grupo de contato para o Donbass tinha anteriormente negociado um armistício "escolar", que entra em vigor a 29 de agosto.
"Nós estamos registrando um aumento das ações de inteligência, bem como de correção de tiro da artilharia e morteiros com ajuda de aparelhos voadores não tripulados", disse aos jornalistas o representante oficial do comando operacional da autoproclamada República Popular de Donetsk, Daniil Bezsonov.
Segundo ele, "uma atenção especial por parte dos veículos aéreos não tripulados ucranianos" é dirigida às instituições de ensino da República Popular de Donetsk. No comando operacional consideram que a ativação da inteligência na direção de Gorlivka está ligada a uma tentativa das Forças Armadas ucranianas para "descobrirem objetos militares e civis para seu ataque de artilharia […] tal como eles fazem habitualmente à noite antes de o cessar-fogo entrar em vigor".
"Além disso, nós não excluímos que eles tentarão causar o máximo de danos à rede de ensino para fazer fracassar o início do processo escolar", acrescentou Bezsonov.