"As empresas decidiram cooperar para oferecer soluções integrais sobre transporte de cargas, incluindo fornecimento de locomotivas da Transmashholding, bem como vagões de mercadorias e componentes da UWC para Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai", disse o comunicado.
As empresas avaliam a capacidade do mercado sul-americano de vagões de carga em 145.000 unidades, e a demanda potencial em uns 4.500 vagões por ano por causa da construção de novas linhas-férreas para transporte de matérias-primas e produtos agrícolas.
"Pensamos que o mercado sul-americano estrará em breve em uma fase de desenvolvimento intensivo à medida que forem aumentados a produção e o desenvolvimento de novos campos de minerais e outros recursos úteis", cita o comunicado as palavras de Maksim Kuzemchenko, vice-diretor-geral do Desenvolvimento de Negócios da UWC.
Por sua vez, o diretor-executivo da TMHA, Franco Comparato, afirmou confiar que o mercado de transporte argentino e sul-americano em geral terá um grande futuro.
A holding UWC (United Wagon Company) emprega mais de 11.000 pessoas e produz anualmente 22.000 vagões de 55 modelos de nova geração.
Transmashholding, que se define como a empresa líder do setor russo de máquinas de transporte, produz vagões de metrô exportados a 11 países e locomotivas que, além de dominarem rede ferroviária da Comunidade de Estados Independentes, são exportadas para a Finlândia, Polônia, China, Guiné e outros países.