Se essa teoria for realmente procedente, todo o conhecimento sobre o início do nosso universo pode estar em cheque.
Os buracos negros foram descobertos através de dados da Radiação Cósmica de Fundo de Micro-ondas (CMB, na sigla em inglês), onde seus fantasmas aparecem.
O físico Roger Penrose, o matemático Daniel An e o físico teórico Krzysztof Meissner defendem a teoria de ter havido universos antes do nosso.
Penrose acredita que existiam universos antes do Big Bang. Ele e sua equipe analisaram dados da CMB sobre possíveis buracos negros que morreram há bilhões de anos e ressalta que a detecção dos buracos negros fantasmas foi possível devido a vestígios liberados no espaço e no tempo com a radiação chamada Hawking, em homenagem ao famoso astrofísico britânico.
"Não é a singularidade do buraco negro ou seu corpo físico real. Mas […] toda a radiação Hawking do buraco ao longo da sua história", disse Penrose ao Live Science.
Na verdade, a radiação Hawking revela a morte do buraco negro quando um novo universo nasce.
Segundo o matemático, as partículas dos buracos negros não se comportam como objetos que possuem massa com base na teoria da relatividade de Einstein – o que significa que eles não interagem com nada, por isso são chamados de buracos negros fantasmas.