Os sistemas americanos já foram implantados em diversas cidades ao norte da Síria, inclusive a instalação de 3 radares em Tal Baidar, Ayn al Arab e Sarrin e 13 outros radares portáteis e fixos, segundo afirmou o ex-comandante sírio Fayez Esmer ao jornal turco Yeni Safak.
A atual situação demonstra que o exército sírio necessita de mais esforços para retomar o controle das províncias do norte, segundo Korotchenko, que ainda considera as ações dos EUA como "ilegais e violadoras do direito internacional" e que Washington não fará concessões para solucionar os problemas, sendo necessária a expulsão dos americanos pelo exército sírio.
Anteriormente, o ex-secretário de Estado dos EUA Rex Tillerson declarou que o país estaria disposto a cooperar com a Rússia para alcançar a estabilidade na Síria, mencionando ainda a criação de zonas de exclusão aérea, controle do regime de cessar-fogo e ajuda humanitária coordenada. No entanto, a informação pedida pela Rússia relativa às afirmações sobre zonas de exclusão aérea ainda não foi confirmada pelos EUA, segundo o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.