Na segunda-feira (27), Trump afirmou que os Estados Unidos e o México chegaram a um novo acordo comercial que substituirá o atual Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
"Nosso novo Acrodo Comercial com o México se concentra em AGRICULTORES, CRESCIMENTO para o nosso país, derrubar BARREIRAS COMERCIAIS, EMPREGOS e que as empresas continuem a VOLTAR AO NOSSO PAÍS. Será um grande sucesso", escreveu Trump em sua página no Twitter.
Our new Trade Deal with Mexico focuses on FARMERS, GROWTH for our country, tearing down TRADE BARRIERS, JOBS and having companies continue to POUR BACK INTO OUR COUNTRY. It will be a big hit!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de agosto de 2018
O acordo anunciado por Trump mudaria as regras do NAFTA sobre a fabricação de automóveis na tentativa de trazer mais produção de carros para os Estados Unidos. Porém, pouco se sabe sobre o acordo, que ainda deve ser aprovado pelo Congresso dos EUA.
O deputado norte-americano, Bill Pascrell, disse na terça-feira (28) que o presidente dos EUA, ao negociar o acordo com o México, não cumpriu uma cláusula de uma lei de 2015 que o obrigaria a consultar os presidentes e os membros minoritários dos comitês relevantes da Câmara dos EUA.