Analista comenta ameaças dos EUA à Índia pela possível compra de sistemas russos S-400

© Sputnik / Kirill Braga / Acessar o banco de imagensSoldados russos e indianos durante os exercícios conjuntos antiterroristas Indra-2014
Soldados russos e indianos durante os exercícios conjuntos antiterroristas Indra-2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA ameaçaram a Índia com sanções por causa da compra de armas à Rússia. O chefe do Centro de Estudos de Problemas Sociais Aplicados de Segurança Nacional, Aleksandr Zhilin, comentou as ações dos norte-americanos ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Os EUA estão preocupados com os planos indianos para a compra de armas à Rússia, incluindo sistemas de mísseis antiaéreos S-400, e pensam introduzir medidas restritivas devido a esses planos, anunciou o subsecretário da Defesa dos EUA para Assuntos de Segurança da Ásia e do Pacífico, Randall Schriver.

Notas e cartões de crédito russos (foto referencial) - Sputnik Brasil
Será que novas sanções estadunidenses podem colocar economia russa 'de joelhos'?
Ele explicou em uma reunião em Washington que não pode garantir à Índia que a lei sobre sanções CAATSA não abranja esses planos.

"Eu não posso dizer aqui que eles não serão sujeitos [a sanções], que será feita uma exceção. Essa decisão deverá ser tomada pelo presidente [dos EUA], se ele vir a aquisição pela Índia de novos sistemas e potencial da Rússia […] Não posso dizer que será feita uma exceção", destacou Schriver.

Ele lembrou a preocupação com os planos da Índia em adquirir sistemas de mísseis antiaéreos S-400 russos, mas declarou que os EUA, em geral, reconhecem os antigos laços entre a Índia e a Rússia na esfera da defesa, mas que no futuro querem reorientar a Índia na sua direção, comentando que os EUA poderiam ser parceiros melhores e mais seguros do que a Rússia.

Segundo a lei norte-americana sobre sanções CAATSA, os EUA podem introduzir sanções contra os países que compram armas russas. O Departamento de Estado afirmou anteriormente que já tinha persuadido uma série de países a renunciarem a contratos com a Rússia.

O chefe do Centro de Estudos de Problemas Sociais Aplicados de Segurança Nacional, Aleksandr Zhilin, avaliou as ações dos norte-americanos para o serviço russo da Rádio Sputnik, chamando a situação de "caos completo" e comparando os EUA com "bandidos que irrompem no mercado e jogam mercadorias ao lixo".

"Hoje o armamento americano, antes de mais os sistemas de defesa antimíssil, não é competitivo em comparação com o russo. Por isso os americanos agem de modo duro, ameaçando imediatamente a Índia com sanções. Mas tal atitude é de rapina, levando em consideração que os americanos procuram não permitir que a Índia (bem como a Turquia e outros países) compre armas defensivas", comenta Aleksandr Zhilin.

EUA contra Rússia - Sputnik Brasil
Que 'armas' tem Rússia para responder às novas sanções dos EUA? Analista revela
O especialista afirma que o Pentágono entende bem que com os sistemas S-400 seria difícil para os EUA exercerem uma pressão militar, por isso surge esta "histeria". Ele pensa que os países que cuidam da sua segurança nacional devem olhar para a qualidade do armamento e não para as ameaças de outros países.

O novíssimo sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumph é capaz de destruir alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, inclusive de médio alcance, assim como alvos terrestres. Tem um alcance de até 400 quilômetros, podendo atingir alvos a uma altura de até 30 quilômetros.

O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi chegaram a um acordo sobre fornecimentos de sistemas S-400 a Nova Deli em outubro de 2016, que poderão ter início em 2020 se o contrato for assinado até ao fim do ano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала