No artigo publicado na revista Forbes, o especialista militar Loren Thompson escreve que a criação da Força Espacial causará grande prejuízo às capacidades de defesa dos EUA.
Em sua opinião, os EUA devem preservar a estrutura existente das Forças Armadas, fazendo só algumas modernizações. Para explicar seu ponto de vista, o especialista indicou uma série de razões que podem piorar a situação.
Ademais, ele sugere que isso pode criar obstáculos à cooperação entre os diferentes ramos militares e resultar em má interação. Para ilustrar sua suposição, ele lembrou o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, que ocorreu parcialmente por essa razão.
Em seguida, o autor aponta para o fato de que as novas tropas não terão recursos próprios suficientes e terão que os retirar de outras estruturas. Todo o que novas tropas precisam custará bilhões de dólares, avisa.
Além disso, a Força Espacial provavelmente vai depender significativamente da indústria e, portanto, necessitará de ajuda adicional de várias empresas privadas.
Entretanto, Thompson destaca que, após a Força Espacial ser criada, outros institutos podem deixar de prestar atenção ao espaço.
Não obstante, não é possível que as novas tropas funcionem isoladas, sem o apoio de outras entidades.
Para concluir, o especialista assegura que, em breve, a ideia de criar a Força Espacial será abandonada, pois pode prejudicar a capacidade de defesa dos EUA.