Análise: criação da Força Espacial nos EUA está condenada ao fracasso

Nos siga no
Nos últimos meses, o presidente dos EUA está "apaixonado" pela ideia de criar um sexto ramo das Forças Armadas, responsável pelo espaço. Mas conseguirão os EUA realmente dominar essa área ou tais planos grandiosos estão condenados ao fracasso?

No artigo publicado na revista Forbes, o especialista militar Loren Thompson escreve que a criação da Força Espacial causará grande prejuízo às capacidades de defesa dos EUA.

Em sua opinião, os EUA devem preservar a estrutura existente das Forças Armadas, fazendo só algumas modernizações. Para explicar seu ponto de vista, o especialista indicou uma série de razões que podem piorar a situação.

Um satélite - Sputnik Brasil
'Podem fazer país se ajoelhar': diretor da NASA defende criação da Força Espacial dos EUA
Primeiramente, escreve Thompson, a Força Espacial irá perturbar a interação crucial entre as entidades militares dos EUA. Assim, o Exército depende fortemente dos sistemas orbitais, geolocalização e comunicações por satélite. Ora a criação de um novo tipo de tropas perturbará as conexões estabelecidas há muitos anos.

Ademais, ele sugere que isso pode criar obstáculos à cooperação entre os diferentes ramos militares e resultar em má interação. Para ilustrar sua suposição, ele lembrou o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, que ocorreu parcialmente por essa razão.

Em seguida, o autor aponta para o fato de que as novas tropas não terão recursos próprios suficientes e terão que os retirar de outras estruturas. Todo o que novas tropas precisam custará bilhões de dólares, avisa.

Além disso, a Força Espacial provavelmente vai depender significativamente da indústria e, portanto, necessitará de ajuda adicional de várias empresas privadas.

Os Stormtroopers (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Internautas fazem chacota de possíveis logos da Força Espacial americana (FOTOS)
O especialista prossegue dizendo que as novas tropas irão duplicar as funções de outras entidades. Por exemplo, ele não acredita que a Força Aérea dos EUA deixará de tratar das questões ligadas às ameaças cibernéticas. Por isso, a Força Espacial terá que criar suas próprias estruturas semelhantes e competir pelos funcionários altamente qualificados.

Entretanto, Thompson destaca que, após a Força Espacial ser criada, outros institutos podem deixar de prestar atenção ao espaço.

Não obstante, não é possível que as novas tropas funcionem isoladas, sem o apoio de outras entidades.

Para concluir, o especialista assegura que, em breve, a ideia de criar a Força Espacial será abandonada, pois pode prejudicar a capacidade de defesa dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала