- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

TSE nega pedido para excluir Lula de pesquisas

© AP Photo / Andre PennerLula da Silva é visto durante uma reunião do PT em 13 de julho de 2017 em São Paulo
Lula da Silva é visto durante uma reunião do PT em 13 de julho de 2017 em São Paulo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira, negou nesta quinta-feira um pedido do Instituto Democracia e Liberdade (IDL) para impedir a inclusão do ex-presidente Lula nas pesquisas eleitorais.

O instituto pediu uma liminar para “proibir a divulgação direta ou indireta de pesquisas de opinião que incluam o nome do sr. Luiz Inácio Lula da Silva enquanto preso por acórdão unânime pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, e enquanto não suspensos ou extintos os efeitos de tal condenação”.

Ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, no centro, gesticula aos manifestantes, em Porto Alegre. - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Datafolha: Lula tem 39% das intenções de voto; Bolsonaro tem 19%
Tarcísio Vieira disse que o pedido foi feito em momento inadequado. Segundo o ministro a resolução que prevê a presença nas pesquisas de todos os candidatos à Presidência foi aprovada em dezembro, e seu prazo de modificação se encerrou em março. Por isso não seria possível excluir Lula das pesquisas.

“Com efeito, conforme já decidiu este Tribunal, a alteração dos critérios exigidos pela resolução em fase avançada do processo eleitoral causaria insegurança jurídica às entidades e aos institutos de pesquisa”, escreveu o ministro, segundo Agência Brasil.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала