No sábado, o Irã anunciou planos para aumentar sua capacidade balística, de mísseis de cruzeiro e adquirir modernos caças e submarinos para aumentar suas defesas, enquanto o país enfrenta tensão crescente com os Estados Unidos após a retirada dos EUA do acordo nuclear de Teerã com as potências mundiais.
"O aiatolá Khamenei enfatizou que, com base em cálculos políticos, não há probabilidade de uma guerra militar, mas acrescentou que as Forças Armadas devem ser vigilantes […] e elevar suas capacidades de pessoal e equipamentos", declarou Khamenei ao comandante das forças de defesa aérea iranianas.
As notícias de sábado sobre os planos de desenvolvimento militar vieram um dia depois que o Irã rejeitou um pedido francês para negociações sobre os planos nucleares futuros de Teerã, seu arsenal de mísseis balísticos e seu papel nas guerras na Síria e no Iêmen.
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse no mês passado que a capacidade militar da República Islâmica foi o que impediu Washington de atacá-lo.