Em manifestação realizada nesta segunda-feira (3) na Quinta da Boa Vista em apoio ao Museu Nacional, houve confusão entre manifestantes e as forças policias, que utilizaram bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar o protesto.
Manifestantes e agentes da Guarda Municipal discutem na entrada da Quinta da Boa Vista. Eles não autorizam a entrada dos alunos #G1Rio pic.twitter.com/S3eahZwyrQ
— Fernanda Rouvenat (@frouvenat) 3 de setembro de 2018
Formado principalmente por estudantes, professores e pesquisadores, o grupo de manifestantes tentou entrar pelos portões do local, isolado pela polícia, e foi atingido com bombas de efeito moral, spray de pimenta e cassetetes pelas forças policiais.
Guarda Municipal usou spray de pimenta após manifestantes tentarem forçar entrada na Quinta da Boa Vista #G1Rio pic.twitter.com/kYbuXAUzlp
— Henrique Coelho G1 (@Henriqueg112) 3 de setembro de 2018
O incêndio começou após o fechamento do museu aos visitantes no último domingo (2), por volta das 19h30. O museu fica localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte da capital fluminense e comemorou 200 anos em 2018. Fundado por João VI, o acervo do museu contava com mais de 20 milhões de itens.