Esta é uma das estimativas mais radicais até agora sobre o impacto para o mercado da soja da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
As importações chinesas de soja dos EUA entrarão em colapso na temporada 2018/2019, que começa neste mês com apenas 700 mil toneladas, disse Guo Yanchao, vice-presidente da empresa de moagem Jiusan Group.
A dimensão do problema fica clara quando o número é comparado com os 27,85 milhões de toneladas de soja importados dos EUA no mesmo ciclo anterior.
No total, as importações chinesas de soja no ano cairão para 84,67 milhões de toneladas, uma queda de 10,79 milhões de toneladas sobre os volumes comprados no ano passado, disse Guo em uma conferência do setor.
Essa nova cifra já incluiria 71,06 milhões de toneladas de soja brasileira e 7,5 milhões de toneladas de soja argentina. O resto viria do Canadá, Rússia e outras nações, disse ele.
Os comentários de Guo são similares aos de um outro executivo de uma grande empresa chinesa de processamento, que na semana passada disse à Reuters que as importações chinesas de soja podem cair para 86 milhões de toneladas.