- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

MP de São Paulo denuncia Haddad por corrupção e lavagem de dinheiro

© Foto / Ricardo StuckertCandidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad posa para foto com máscara do ex-presidente Lula em Brasília
Candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad posa para foto com máscara do ex-presidente Lula em Brasília - Sputnik Brasil
Nos siga no
O candidato a vice-presidente na chapa do PT este ano, Fernando Haddad, foi denunciado pelo Ministério Público paulista sob três acusações. Para o promotor Marcelo Mendroni, o ex-prefeito de São Paulo teria recebido R$ 2,6 milhões da empreiteira UTC em 2012. As acusações são corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A denúncia é baseada em delações de ex-executivos da empresa, do doleiro Alberto Youssef e também de um inquérito da Polícia Federal, conforme divulgado pela Folha de São Paulo.

Após Haddad questionar, em nota, o fato de a denúncia ter sido apresentada durante o período eleitoral, o promotor afirmou que o momento se trata de uma coincidência, uma vez que o inquérito da Polícia Federal chegou à promotoria no final de julho.

Fernando Haddad já responde na Justiça Eleitoral por uma possível prática de caixa dois em sua campanha para prefeito em 2012.

Ciro Gomes na abertura da II Semana de Políticas Públicas da UFABC, organizada pelo Centro Acadêmico de Políticas Públicas (CAPOL) e alunos do curso. - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Ciro Gomes diz que é contra participação de Haddad nos debates presidenciais
As investigações apontam que João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, teria se reunido com um dos então executivos da UTC, em abril de 2013, para pedir R$ 3 milhões em nome de Haddad. O dinheiro serviria para sanar dívidas de campanha.

O próprio Ricardo Pessoa, além de Walmir Pinheiro, ex-executivo da UTC, João Vaccari Neto, o ex-deputado estadual Francisco Carlos de Souza e Alberto Youssef foram denunciados ao lado de Haddad.

Para o promotor, houve "perspectiva de contrapartida" de Haddad para a UTC. Já Fernando Haddad negou as acusações e afirmou que não há provas de que o que diz Ricardo Pessoa seja verdade.

Haddad é apontado como o substituto de Lula na chapa à Presidência do PT caso o ex-presidente tenha seus recursos negados diante do TSE, que já impugnou sua candidatura.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала