É pouco provável que a nova arma seja produzida em massa: trata-se de uma arma projetada para funções específicas. Analistas ocidentais já designaram o rifle como "extremamente perigoso". A Sputnik lhe apresenta as possibilidades que a arma oferece para um atirador de elite.
A principal diferença entre o novo MTs-116M e a maioria de seus concorrentes é o disparo com uma munição silenciosa de 12,7 mm de calibre. Esta é uma munição do tipo fechada, proporcionando uma relativa ausência de ruído e de chama devido ao bloqueio dos gases da pólvora dento do cartucho.
Quando disparados, os gases da pólvora agem sobre o pistão, dando aceleração inicial à bala. Então o pistão se desloca para a frente e se fixa na parte dianteira do cartucho, bloqueando os gases da pólvora, que são gradualmente libertados através de folgas microscópicas. Este projeto envolve o uso de uma bala de peso aumentado e de uma pequena quantidade de pólvora, o que afeta diretamente o alcance e a balística.
Arma de propósito específico
As subunidades de operações especiais estão atualmente armadas com uma grande variedade de armas de precisão – desde o antigo rifle SVD soviético ao austríaco Mannlicher. No entanto, a grande maioria desses fuzis não consegue atingir eficazmente um alvo bem protegido de modo silencioso, ou seja, com um silenciador.
"O rifle MTs-116M é adequado apenas para atiradores especialmente treinados na execução de tarefas específicas, e em nenhum caso o MTs-116 se tornará a principal arma dos atiradores especiais", acrescentou.
É claro que a modificação do MTs-116M com munição silenciosa não será produzida em massa. Especialistas acreditam que somando todas as características desse rifle, a arma não tem análogos diretos nem na Rússia nem no resto do mundo.
Passado esportivo
Segundo o desenvolvedor, o alcance efetivo do rifle não automático com recarga manual e municiamento de carregador é de até 700 m. Um rifle de 1.250 mm de comprimento pesa apenas 6,5 kg. O carregador está projetado para cinco ou dez cartuchos. O MTs-116M está equipado com um pesado cano estriado de 660 mm de comprimento e equipado com uma mira telescópica.
O rifle é facilmente adaptado às particularidades anatômicas do franco-atirador, que pode corrigir o esforço do disparo, a posição e o comprimento do curso do gatilho.
A munição padrão é de 7,62x54 mm. Com substituição do cano, o rifle pode ser equipado com cartuchos de 7,62х51 do padrão da OTAN. O MTs-116M é adotado por grupos limitados dos serviços especiais russos e algumas unidades especiais da Defesa russa. São conhecidos casos de uso do rifle no conflito sírio. É possível visualizar na Internet muitas fotos de militares do Exército sírio armados com o MTs-116M.