Analista: Rússia está na mira do Ocidente por destruir ativamente mundo unipolar

© Sputnik / Aleksei Agaryshev / Acessar o banco de imagensCasa Branca em Washington
Casa Branca em Washington - Sputnik Brasil
Nos siga no
O momento unipolar dos EUA está em risco, acredita a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kirstjen Nielsen. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o cientista político Andrei Suzdaltsev comentou declaração da funcionária norte-americana.

Segundo a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kirstjen Nielsen, a situação global está mudando, o que ameaça o momento unipolar e o modo de vida dos americanos.

Residentes de Latakia participam da manifestação para agradecer a Rússia pela ajuda na luta contra terroristas, Síria, novembro de 2015 - Sputnik Brasil
EUA perderam para Rússia no plano militar, diz chanceler sírio
"O equilíbrio de poder, que tem caracterizado o sistema internacional por décadas, está sendo corroído. O momento unipolar dos Estados Unidos está em risco. Vácuos de poder estão surgindo por todo o globo e estão sendo preenchidos por nações hostis, terroristas e criminosos transnacionais", afirmou.

Ela apontou que "todos eles dividem o mesmo objetivo: eles querem perturbar nosso modo de vida – e muitos estão incitando caos, instabilidade e violência".

Nielsen indicou a Coreia do Norte, a China, o Irã e a Rússia como os países mais perigosos, sendo estes alegadamente "dispostos a usar operações financeiras, comerciais, de espionagem, cibernéticas, de informações e outros meios para minar os interesses americanos".

Bandeira dos EUA atrás de arame farpado - Sputnik Brasil
Mídia: egoísmo de Washington pode causar queda do 'império norte-americano'
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o cientista político e professor da Escola Superior de Economia de Moscou, Andrei Suzdaltsev, explicou o porquê da reação de Washington às mudanças que estão acontecendo no mundo.

De acordo com ele, é uma catástrofe para os EUA, o que incita a uma reação dura, e com muita frequência, completamente infundada.

"Neste caso, eles [países ocidentais] optaram pela Rússia, porque nós estamos destruindo ativamente este mundo [unipolar]. Ou seja, nós não somente dizemos que ele se tornou antiquado, nós resolvemos nossos problemas como um Estado independente. Sendo assim, destruímos o sistema de controle, criado por Washington no mundo ocidental", afirmou o analista.

Uma explosão nuclear (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Pentágono: não há salvação para EUA em caso de guerra com Rússia ou China
Andrei Suzdaltsev exemplificou a pressão exercida sobre a Rússia devido à construção do gasoduto Corrente do Norte 2, que ligará a Rússia à Europa. Segundo ele, as empresas que participam do projeto enfrentam situações, que as forçam sair ou perder o negócio com os EUA.

De acordo com ele, os países ocidentais tentam se esconder atrás da cortina informacional.

"A cortina informacional começa a cobrir o mundo ocidental […] Eles se escondem de nós. Mas nesta área eles já perderam porque são incapazes de suportar o confronto informacional", assinalou o especialista.

"Em sua lógica, agem de forma correta: eles precisam manter este mundo em que o dólar é uma moeda dominante. Eles irão lutar até o fim, utilizando quaisquer recursos para manter o mundo unipolar", ressaltou Andrei Suzdaltsev.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала