No estudo analisaram a saúde e dieta de um grupo de 660 homens com a idade média de 67 anos. A investigação se concentrou nos benefícios da dieta mediterrânea e descreveu várias vantagens do consumo de azeite de oliva.
"Não é de surpreender que a dieta mediterrânea, que sabemos que é benéfica para a saúde cardiovascular, possa beneficiar os vasos sanguíneos e ajudar homens a manter a função sexual saudável", assegurou à edição The Independent Julie Ward, especialista da Fundação Britânica do Coração.
De acordo com Christina Chrysohoou, autora principal do estudo, os homens que seguem a dieta mediterrânea, consumindo particularmente grande quantidade de azeite de oliva, reduzem o risco de impotência em uns 40% na velhice.
"Isso é uma solução natural que permite aos homens manter sua função sexual. Porém, também é uma medida de longo prazo para proteger o desempenho do homem na cama. Viagra não tem efeitos duradouros, só tem um efeito curto na capacidade sexual", afirmou Chrysohoou ao portal Medical Daily.
A cientista declarou que mesmo pequenas mudanças na alimentação, como maior consumo de nozes, frutas, vegetais e feijão, também podem introduzir mudanças positivas na saúde sexual masculina.