- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Agressor de Bolsonaro feriu Lei de Segurança Nacional, diz PF

© Wilson Dias/Agência BrasilEntidades brasileiras criticam e entram na Justiça contra discurso de Bolsonaro
Entidades brasileiras criticam e entram na Justiça contra discurso de Bolsonaro - Sputnik Brasil
Nos siga no
O homem que esfaqueou Jair Bolsonaro na tarde da quinta-feira (6) em Juiz de Fora-MG foi indiciado através da Lei de Segurança Nacional, disse a Polícia Federal (PF).

Segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, a PF confirmou o indiciamento de Adelio Bispo de Oliveira por infringir o artigo 20 da lei 7.170/1983, que pune ataques motivados por "inconformismo político" e prevê pena de prisão de 3 a 10 anos. Em casos de lesão corporal grave, a pena muda e passa de 6 a 20 anos.

A Lei de Segurança Nacional foi sancionada pelo general João Baptista de Oliveira Figueiredo, que liderava o Brasil perto do final da Ditadura Militar.

A bandeira da ONU - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Comissariado da ONU condena ataque a Bolsonaro e cobra 'pronta condenação' de responsáveis
O texto pune atos que venham a "Devastar, saquear, extorquir, roubar, sequestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas".

Em caso de morte decorrente em qualquer dos atos, a pena é triplicada.

Adelio Bispo de Oliveira foi preso em flagrante no local do ataque. Suas redes sociais foram descobertas e estão repletas de ameaças. Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (7) ele aparece algemado na delegacia local e diz que "Deus" lhe pediu para realizar o ataque. Seu histórico faz a polícia acreditar que ele tenha transtornos mentais.

Mais cedo, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que 3 pessoas são investigadas pelo ataque contra o candidato à Presidência da República do PSL.

Jair Bolsonaro foi transferido an manhã de hoje para um hospital em São Paulo, está em situação estável e deve seguir em observação por até 10 dias.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала