Mais um golpe contra dólar: Nova Deli aposta no ouro

CC0 / Pixabay / Símbolo do dólar
Símbolo do dólar - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nova Deli continua aumentando quantidade de ouro em suas reservas e, ao mesmo tempo, está se livrando, lenta, mas firmemente, dos títulos da dívida pública dos EUA, informou o portal Akurat, citando um relatório do Banco de Reserva da Índia (banco central da Índia).

Os novos dados do relatório anual do banco central indiano mostram que durante o último ano a Índia — o segundo maior consumidor mundial de ouro — comprou 8,46 toneladas de ouro, aumentando suas reservas de 557,77 toneladas em junho de 2017 para 566,23 toneladas em 2018.

Trata-se da primeira vez que a Índia compra ouro em quase uma década, em particular, desde 2009, logo após a crise financeira global, quando adquiriu cerca de 200 toneladas do metal precioso.

Comprando mais ouro físico e expandindo as reservas internacionais, Nova Deli segue o exemplo de vários outros países-membros do BRICS. Por exemplo, segundo dados recentes, a Rússia se livrou de 84% de seus títulos do Tesouro dos EUA em 2018.

Nota de 1 dólar norte-americano - Sputnik Brasil
'Mentalidade colonial': líderes mundiais questionam predominância do dólar
A China — um dos principais credores dos EUA — também continua vendendo os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, embora, por enquanto, de forma pouca significativa.

Nos primeiros três meses de 2018, os bancos centrais de vários países compraram 116,5 toneladas de ouro. São os maiores volumes desde 2014 e superam em 42% as aquisições do metal precioso feitas no primeiro trimestre de 2017.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала