Durante a competição Grand Prix Júnior de Patinação Artística no Gelo na Lituânia a patinadora russa Aleksandra Trusova obteve 74,74 pontos e estabeleceu novo recorde mundial, ultrapassando outra jovem russa, Shcherbakova, com 1,56 pontos de diferença. A Sputnik revela os detalhes da carreira da nova estrela da patinação.
O que diferencia Aleksandra Trusova de outras patinadoras é o grande número de sofisticados saltos triplos e quádruplos que ela frequentemente executa em combinações complicadas. Seu primeiro salto foi feito com apenas 11 anos de idade e, dois anos depois, ela já podia realizar com mestria o complicado salto salchow.
Já neste ano, a patinadora se tornou a segunda mulher no mundo capaz de fazer a versão quádrupla deste salto.
Segredos de sua técnica
Para que nenhum detalhe de seus saltos perfeitamente executados se perca, a patinadora confessa que sua estratégia é sempre olhar diretamente para os olhos do júri antes de executar seus truques mais difíceis.
Anteriormente, Aleksandra foi a primeira mulher a realizar dois quádruplos na mesma coreografia. Além de ser muito famosa por suas combinações perfeitas, que outros skatistas não ousam executar, como por exemplo, saltos triplos salchows consecutivos.
Planos para o futuro
A origem de tanto talento pode ser explicada por suas raízes. Aleksandra Trusova nasceu em uma família de atletas, em que seu pai tinha o título de mestre de esportes em várias artes marciais e sua mãe era uma estrela do atletismo.
Ao assistir o desempenho da patinadora russa Lipnitskaya nos Jogos Olímpicos de Sochi, a jovem, que inicialmente gostava apenas de andar de patins, resolveu levar isso ao nível profissional e passou por vários treinadores russos famosos, incluindo Yevgenia Medvedeva.
Depois de ganhar vários campeonatos de patinação, Aleksandra ainda está considerando outras opções para o seu futuro, ela está particularmente interessada em trabalhar com animais, mas não descarta abrir novos caminhos na patinação.