Está previsto que o ministro da Defesa russo assine o contrato de produção para o novo AWACS, que substituiria a frota de Beriev A-50 existente na Força Aérea russa. "Nós esperamos uma discussão detalhada com o Ministério da Defesa sobre o contrato de entrega da aeronave A-100 para o fim deste ano ou em 2019", disse o presidente da Corporação Aeronáutica Unida, Yuri Slyusar.
Está previsto que o Beriev A-100 substitua o Beriev A-50 utilizado pela Força Aérea russa. A aeronave foi criada com base no cargueiro Il-76MD-90A. Entretanto, se comparado ao antecessor, a fuselagem da aeronave foi alongada, além de receber novos motores mais econômicos (PS-90) e displays multifuncionais. A principal função do A-100 será a detecção, identificação e rastreio de alvos aéreos, terrestres ou marítimos. Além de gerenciar todos os tipos de caças, bombardeiros e drones.
Com isso, o A-100 será capaz de escanear o espaço aéreo por centenas de quilômetros em todas as direções, identificando alvos e enviando informações completas sobre o alvo para os sistemas de defesa antimísseis e antiaérea. Dessa maneira, o Beriev A-100 passa a ser uma aeronave de nova geração de Alerta Aéreo Antecipado e Controle que, certamente, vai ultrapassar seus rivais.