Zoom incrível: divulgadas FOTOS deslumbrantes de galáxia espiral

© Foto / Cortesia do Observatório Europeu do SulObservatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês) capturou uma imagem impressionante da galáxia espiral conhecida como NGC 3981
Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês) capturou uma imagem impressionante da galáxia espiral conhecida como NGC 3981 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou uma imagem impressionante na quarta-feira (12) da galáxia espiral conhecida como NGC 3981, que foi inicialmente capturada em maio pelo Telescópio Very Large (VLT, sigla em inglês) do observatório no Chile.

Segundo comunicado do ESO, a fotografia foi tirada como parte do Programa de Joias Cósmicas no início deste ano, quando o tempo inadequado impediu que os pesquisadores coletassem dados científicos.

A imagem divulgada nesta semana mostra os braços da galáxia estendidos repletos de grupos de "estrelas jovens e quentes" em seus discos. A aparência esticada era provavelmente o resultado de uma "influência gravitacional de um encontro galáctico passado". Também foi notado que, como a NGC 3981 está posicionada em um determinado ângulo em relação à Terra, a foto permite que observadores de estrelas vejam o centro da galáxia.

Via Láctea - Sputnik Brasil
Astrofísicos desconfiam que haja 'galáxia invisível' escondida na Via Láctea
No entanto, a galáxia não é o único recurso encantador que pode ser visto. Em primeiro plano estão várias estrelas da Via Láctea e um asteroide abrindo caminho pelo espaço. A rocha voadora, visualizada em três exposições diferentes, é visível como uma linha tênue azul, verde e vermelha no canto superior direito da imagem.

Situada a cerca de 65 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Crater, a galáxia NGC 3981 faz parte do Grupo NGC 4038, que contém entre 13 e 27 galáxias. As mais conhecidas do grupo são as Galáxias Antena.

As autoridades conseguiram obter a imagem usando o Redutor Focal e Espectrógrafo de Baixa Dispersão 2 (FORS2, na sigla em inglês) no Telescópio Very Large do ESO. O FORS2 está conectado ao Telescópio da Unidade 1 do VLT.

Outras imagens divulgadas incluem um mapa de pesquisa da NGC 3981 e uma variedade de vídeos que oferecem uma visão mais aprofundada da região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала