A singularidade do novo sistema, cuja principal função é proteger instalações militares de ataques aéreos, está nas várias inovações desenvolvidas por engenheiros russos, explicou Vladimir Ukleev, chefe de projeto do sistema de mísseis antiaéreos, citado pelo Ministério da Defesa da Rússia no jornal Zvezda.
Este incrível veículo de combate é capaz de operar eficazmente sob quaisquer condições climáticas, bem como em condições de visibilidade reduzida, mesmo na presença de interferências naturais ou artificiais, criadas pelo inimigo.
Além disso, tem capacidade de agir contra alvos terrestres destruindo objetivos protegidos com blindagem leve — fato que foi provado com sucesso durante a fase de testes.
O sistema Sosna é equipado com 12 mísseis guiados antiaéreos 9M340 Sosna-R, que podem atingir alvos voando a uma velocidade de 300 m/s em altitudes de até cinco quilômetros, mísseis de cruzeiro a velocidades de até 250 m/s e helicópteros a 100 m/s. Os mísseis também podem ser usados contra drones.