Caça chinês J-15 agora é capaz de decolar e aterrissar de noite em porta-aviões

© AP Photo / Xinhua, Zha ChunmingAvião de combate chinês J-15 (foto de arquivo)
Avião de combate chinês J-15 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O caça embarcado polivalente J-15 da Marinha da China agora é capaz de realizar decolagens e aterrissagens noturnas, informou o jornal The Global Times.

A Marinha chinesa, citada pela mídia local, qualificou a nova competência do caça como um "marco histórico" e "avanço significativo" na capacidade geral de ataque e defesa do país.

Nesta foto sem data divulgada pela Agência de Notícias Xinhua da China, disponibilizada no domingo, 25 de novembro de 2012, um jato de carga J-15 transportado por um porta-aviões decola do Liaoning. - Sputnik Brasil
O curioso caso do porta-aviões chinês: Não há caças o suficiente para ele
O analista militar Song Zhongping explicou que as manobras de decolagem e aterrissagem em porta-aviões são difíceis e perigosas mesmo durante o dia, já que o convés destes navios é muito menor do que a pista de um aeroporto. Além disso, as condições do mar e do clima podem dificultar ainda mais a tarefa.

"Durante combates noturnos, os porta-aviões tendem a reduzir sua iluminação, fazendo com que a decolagem e aterrissagem virem uma tarefa muito mais desafiadora para os pilotos", disse Zhongping.

Segundo o especialista, os conflitos militares não ocorrem apenas durante o dia, por isso "é muito importante considerar as operações noturnas nos preparativos para uma possível guerra".

Caça chinês J-20, com tecnologia stealth - Sputnik Brasil
Preocupação com China deveria ir além de seus caças furtivos, adverte NI
As habilidades dos aviões de combate de decolar e aterrissar em quaisquer condições atmosféricas e a qualquer hora são uma indicação importante de que o porta-aviões desenvolveu capacidades completas de combate, sublinhou o analista chinês.

O J-15 levou cinco anos para evoluir de voos de testes para treinamento de pilotos para voos diurnos e, finalmente, noturnos. Comparado com outros países que possuem porta-aviões e praticaram a técnica durante décadas, a China precisou de muito pouco tempo, ressaltou Zhongping.

Além das manobras noturnas, os pilotos de J-15 realizaram recentemente exercícios com diversos mísseis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала