Duas Coreias assinam acordo militar e uma declaração conjunta

© AP Photo / uncreditedNorth Korean leader Kim Jong Un, left, and South Korean President Moon Jae-in embrace each other after signing on a joint statement at the border village of Panmunjom in the Demilitarized Zone, South Korea, Friday, April 27, 2018.
North Korean leader Kim Jong Un, left, and South Korean President Moon Jae-in embrace each other after signing on a joint statement at the border village of Panmunjom in the Demilitarized Zone, South Korea, Friday, April 27, 2018. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Coreia do Norte e Coreia do Sul assinaram um acordo no setor de defesa após a cúpula em Pyongyang.

Coreia do Norte e Coreia do Sul assinaram um acordo no setor de defesa, bem como uma declaração conjunta após os resultados da cúpula em Pyongyang.

O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, (à esquerda) durante 3º encontro do Fórum Econômico do Oriente (EEF), em 6 de setembro de 2017. - Sputnik Brasil
Cooperação entre Coreias melhora relação com Rússia e Europa, diz Moon Jae-in
Além disso, o acordo na esfera militar foi assinado pelo ministro da Defesa sul-coreano, Song Young-moo, e pelo ministro das Forças Armadas Populares da Coreia do Norte, No Kwang Chol, na presença dos líderes dos dois Estados.

De acordo com a declaração conjunta dos líderes, a Coreia do Norte decidiu desmantelar completamente seu polígono de testes de mísseis em Tonchkhan-ni e permitirá que observadores internacionais visitem as instalações.

O comunicado também afirma que a Coreia do Norte vai desmantelar seu reator nuclear em Yonbyon, no âmbito dos acordos com os Estados Unidos.

Após a reunião, o líder norte-coreano prometeu visitar Seul em breve. 

Ele também disse que ambas as nações concordaram em fazer esforços para desnuclearizar a península. Enquanto isso, o presidente sul-coreano disse que Seul e Pyongyang concordaram em remover a ameaça da guerra na península coreana.

A declaração conjunta também garantiu que os trabalhos para conectar as estradas e ferrovias das duas nações começariam antes do final do ano.

Seul e Pyongyang também concordaram em enviar equipes conjuntas para os Jogos Olímpicos de 2020, bem como apresentar uma proposta conjunta para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

A reunião dos líderes das nações aconteceu na quarta-feira, em formato privado. As delegações dos líderes aguardavam o fim da conversa no corredor.

Mais cedo, um porta-voz da administração de Seul confirmou que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul assinariam um acordo militar e uma declaração conjunta.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in está em uma visita de três dias à Pyongyang, a primeira visita de um presidente da Coreia do Sul à capital norte-coreana em quase 11 anos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала