EUA: Daesh usou armas químicas rudimentares em ataques terroristas

© AFP 2023 / JM LOPEZVoluntários em simulação sobre como reagir a ataque químico em Aleppo (arquivo)
Voluntários em simulação sobre como reagir a ataque químico em Aleppo (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Daesh usou armas químicas rudimentares e encorajou os simpatizantes a usar qualquer outra arma à sua disposição para realizar ataques terroristas. Quem afirma é o Departamento de Estado dos EUA em um relatório divulgado nesta quarta-feira (19).

"O grupo terrorista Daesh [proibido na Rússia e em diversos outros países] experimentou e empregou pequenos sistemas aéreos não tripulados e usou armas químicas rudimentares", disse o Departamento de Estado em seu relatório sobre terrorismo em 2017. 

Presidente dos EUA, Donald Trump - Sputnik Brasil
Trump diz que vai decidir sobre retirada de tropas na Síria quando o Daesh for erradicado
De acordo com o documento, "o grupo incentivou os simpatizantes a usar qualquer arma que estivesse à mão, como grandes veículos contra alvos fáceis e espaços públicos".

O relatório também observou que o Daesh perdeu território e continuou a se afastar de uma estrutura centralizada de comando e controle para uma estrutura mais difusa. Essa abordagem das operações incluía a transferência da responsabilidade de decidir onde, quando e como atacar terroristas locais influenciados ou capacitados pelo grupo terrorista.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente polonês que tomaria uma decisão rapidamente de trazer as tropas dos EUA da Síria assim que o Daesh for erradicado, um processo que, segundo ele, está em fase de conclusão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала