Rússia: EUA controlaram Conselho de Segurança da ONU com sanções contra Coreia do Norte

© AP Photo / Frank Franklin IIConselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou lamenta que os Estados Unidos tenham intensificado os esforços para colocar o Conselho de Segurança da ONU e seu comitê para a Coreia do Norte sob controle ao tratar da questão das sanções contra Pyongyang. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quarta-feira (19).

Na última segunda-feira (19), a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, acusou a Rússia de violações "consistentes" da resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre sanções contra Pyongyang, que envolvem restrições ao fornecimento de combustível à Coreia do Norte e à contratação de trabalhadores norte-coreanos.

Donald Trump e Nikki Haley na sede da Organizalão das Nações Unidas (ONU) antes de uma reunião da Assembleia Geral da ONU em 18 de setembro de 2017. - Sputnik Brasil
EUA acusam Rússia de violar sanções contra Coreia do Norte
"É profundamente lamentável que durante a presidência no Conselho de Segurança da ONU em setembro, os americanos intensificaram suas tentativas de colocar sob seu controle tanto o próprio Conselho quanto seus órgãos auxiliares, incluindo o Comitê 1718", disse a chancelaria russa em seu comunicado.

As acusações norte-americanas também levaram o embaixador da Rússia na Coreia do Norte, Aleksandr Matsegora, a chamá-las de "injustas", destacando que os ataques não foram baseados em fatos, mas de especulações e suposições infundadas.

O diplomata também observou que a Rússia "cumpria de maneira muito responsável e consistente os requisitos das resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

O embaixador enfatizou que essa foi a razão pela qual o comércio bilateral entre a Rússia e a Coreia do Norte caiu mais de 70% desde o início do ano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала