Premiê do Peru recebe voto de confiança do Parlamento e se mantém no governo

© AP Photo / Martin MejiaO presidente do Peru, Martin Vizcarra (à esquerda), acena ao lado de seu chefe de gabinete Cesar Villanueva (à direita) durante cerimônia de julgamento da equipe de governo no palácio governmantal em Lima. Vizacarra assumiu o governo após seu antecessor, Pedro Pablo Kuczynski renunciar o cargo após acusações de corrupção. Foto de 2 de abril de 2018.
O presidente do Peru, Martin Vizcarra (à esquerda), acena ao lado de seu chefe de gabinete Cesar Villanueva (à direita) durante cerimônia de julgamento da equipe de governo no palácio governmantal em Lima. Vizacarra assumiu o governo após seu antecessor, Pedro Pablo Kuczynski renunciar o cargo após acusações de corrupção. Foto de 2 de abril de 2018. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Congresso da República do Peru deu ao gabinete do primeiro-ministro Cesar Villanueva o voto de confiança, mostrou a transmissão ao vivo da sessão parlamentar, exibida no site do Congresso. Em sistemas políticos como o do Peru, o voto pode derrubar o premiê.

Na votação, realizada na noite da quarta-feira (19), 82 dos parlamentares votaram em apoio ao governo, enquanto 22 votaram contra. Outros 14 parlamentares se abstiveram da votação.

Bandeira do Peru - Sputnik Brasil
Peru vai dificultar entrada de venezuelanos em meio à crise de imigração
A votação foi proposta pelo presidente Martin Vizcarra no sábado (15), enquanto o Parlamento, dominado pela oposição, vinha falhando em avançar nos debates sobre uma reforma anticorrupção proposta pelo Executivo.

Sob a lei peruana, se o Parlamento aprovasse o voto de desconfiança, o presidente teria que demitir o governo e formar um novo gabinete para ser aprovado pelos legisladores.

No entanto, caso os legisladores não aprovarem o novo gabinete, o presidente terá o direito de demitir o Parlamento e convocar eleições legislativas de imediato.

"Não há vencedores nem perdedores. Somente o Peru ganhou hoje", escreveu Vizcarra no Twitter após a votação parlamentar.

​Villanueva, por sua vez, saudou o voto de confiança do Congresso em seu gabinete.

O presidente do Peru, Martin Vizcarra, acena antes de seguir para a residência presidencial. Ele assumiu a presidência após a renúncia de seu antecessor, Pedro Pablo Kuczynski. - Sputnik Brasil
Martin Vizcarra assume presidência do Peru e promete combater corrupção
Em julho, Vizcarra propôs realizar um referendo sobre a reforma após um escândalo de corrupção no poder Judiciário do país, o que resultou na declaração de um Estado de emergência declarado no Judiciário.

O escândalo se seguiu após a publicação na mídia local de várias gravações de áudio, supostamente mostrando que sentenças judiciais foram adulteradas em troca de subornos.

Martin Vizcarra assumiu o governo do Peru em abril deste ano ao lado do novo gabinete liderado por Cesar Villanueva. Vizcarra tornou-se presidente após seu antecessor, Pedro Pablo Kuczynski renunciar ao cargo da Presidência depois de ser acusado de corrupção.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала