"Poderá ser uma estação russa ou internacional, esse é um assunto a tratar nas negociações", disse Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, em reunião com jovens especialistas do setor.
Segundo o diretor da corporação, durante a preparação para o lançamento da nova tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), previsto para o dia 11 de outubro, ele terá conversações em Baikonur com o administrador da NASA Jim Bridenstine e debaterá a visão russa de cooperação na órbita da Lua.
Anteriormente, Rogozin observou que a Rússia não pode se dar ao luxo de participar do programa de uma estação próxima da Lua com os EUA nos moldes em que o projeto existe hoje.
Projeto Gateway
Em setembro do ano passado, a Roscosmos e a NASA assinaram um memorando de cooperação para a criação de uma estação internacional na órbita da Lua, denominada mais tarde The Gateway.
Está em planejamento também o lançamento de um módulo de logística e um braço manipulador para transportar cargas ao longo da superfície da estação. Os módulos residenciais internacionais e norte-americanos devem ser adicionados de 2024 a 2025.
Foi proposto à Rússia a construção de um compartimento para a saída dos cosmonautas para a superfície da estação. No entanto, segundo a fonte disse à Sputnik, esse papel não satisfez o lado russo — o compartimento deveria ser construído de acordo com os padrões técnicos norte-americanos, nomeadamente com as medidas dos escafandros estadunidenses.