O ex-ministro das Relações Exteriores polonês e líder do Partido da Plataforma Cívica da oposição, Grzegorz Schetyna, prometeu fazer um esforço para melhorar as relações entre a Rússia e a Polônia, dizendo que isso seria benéfico para as empresas polonesas e para o setor de turismo, informou a revista Do Rzeczy.
"Por que eles estavam tão preocupados em ter empresários, empresas, turistas, pessoas trabalhando normalmente, que a fronteira fosse aberta e que fosse mais fácil se comunicar?" Schetyna questionou.
Schetyna prometeu que, se a Plataforma Cívica chegasse ao poder, funcionaria para restaurar as relações de boa vizinhança com Moscou. "Quero dizer muito claramente que, se um representante de nossa coalizão, a Plataforma Cívica, se tornar chefe do Ministério das Relações Exteriores, vamos restaurar o pequeno movimento transfronteiriço e retornar às relações normais de boa vizinhança. Isso é simplesmente necessário". ele disse.
Schetyna fez as declarações em Elblag, uma cidade no norte da Polônia, não muito longe da fronteira com o enclave russo de Kaliningrado, que ele visitou para marcar seu apoio ao candidato a prefeito da Plataforma Civil.