Um grupo de cientistas da Universidade Flinders e da Universidade da Austrália Meridional chegaram à conclusão que a percepção é influenciada pela idade da pessoa. Os resultados de seu estudo foram publicados no jornal Scientific Reports.
A particularidade da ilusão é que em uma só imagem de rosto se pode ver duas mulheres: uma jovem com o rosto virado ou o perfil de uma senhora velha.
Do experimento participaram 666 pessoas de 22 países do mundo (a maioria dos EUA — 393) na faixa etária entre 18 e 68 anos e com a média de idades de 33 anos.
Os pesquisadores pediam para que os participantes olhassem para a imagem, perguntando se enxergavam uma pessoa ou um animal. Se escolhiam a primeira opção, os cientistas perguntavam o sexo da pessoa e no caso de uma resposta certa (mulher), perguntavam se era uma moça ou uma idosa.
A imagem "Minha esposa e minha sogra" ("My Wife and My Mother-in-Law", em inglês) apareceu pela primeira vez em um cartão postal alemão em 1888. Em 1915, o cartunista britânico William Ely Hill apresentou sua versão da ilusão.
Em 1930, o psicólogo americano Edwin Boring utilizou a imagem em um de seus artigos, que depois disso passou a ser publicada em manuais como exemplo de ilusão de ótica.