EUA entregarão suas lanchas obsoletas à Marinha ucraniana

© AP Photo / Sergei PolyakovUSS Donald Cook, à esquerda, e o navio-almirante da Marinha ucraniana, a fragata Hetman Sahaydachniy, atracados no porto do Mar Negro de Odessa, Ucrânia, terça-feira, 1 de setembro de 2015
USS Donald Cook, à esquerda, e o navio-almirante da Marinha ucraniana, a fragata Hetman Sahaydachniy, atracados no porto do Mar Negro de Odessa, Ucrânia, terça-feira, 1 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Guarda Costeira dos EUA planeja entregar à Marinha ucraniana duas lanchas de patrulha e resgate da classe Island, comunicou o site oficial do departamento norte-americano.

A cerimônia de entrega das lanchas Drummond (WPB-1323) e Cushing (WPB-1321), construídas em 1988, terá lugar na quinta-feira (27) em Baltimore perante o presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko e o vice-almirante da Guarda Costeira, Michael McAllister, informa o site da Guarda Costeira norte-americana.

Nos anos 1985-1992 a Guarda Costeira dos EUA recebeu 49 lanchas de patrulha da classe Island. Anteriormente, tais navios foram entregues à Geórgia e à Costa Rica.

A navegação no mar de Azov vem piorando desde o início deste ano. Em março, a Ucrânia deteve o navio pesqueiro russo Nord, acusando o capitão de visitar ilegalmente a Crimeia "para prejudicar os interesses do Estado". Em agosto, a Guarda Costeira ucraniana deteve o navio-cisterna russo Mekhanik Pogodin com tripulação a bordo.

Navios ucranianos - Sputnik Brasil
Mídia dos EUA: bastariam minutos para destruir tudo da Marinha ucraniana no mar de Azov
Moscou qualificou as ações de Kiev de "terrorismo marítimo", reforçando as inspeções alfandegárias de navios ucranianos na sua parte do mar de Azov. Então, a parte ucraniana acusou a Rússia de "levar a cabo uma política dura de deter e inspecionar navios".

No início do setembro, as autoridades ucranianas anunciaram planos de criar uma base naval na costa do mar de Azov e transferir para a área duas lanchas blindadas. Além disso, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia ordenou o reforço da presença militar no mar de Azov e o equipamento dos destacamentos da guarda costeira ucraniana com sistemas de mísseis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала