A cerimônia de entrega das lanchas Drummond (WPB-1323) e Cushing (WPB-1321), construídas em 1988, terá lugar na quinta-feira (27) em Baltimore perante o presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko e o vice-almirante da Guarda Costeira, Michael McAllister, informa o site da Guarda Costeira norte-americana.
Nos anos 1985-1992 a Guarda Costeira dos EUA recebeu 49 lanchas de patrulha da classe Island. Anteriormente, tais navios foram entregues à Geórgia e à Costa Rica.
A navegação no mar de Azov vem piorando desde o início deste ano. Em março, a Ucrânia deteve o navio pesqueiro russo Nord, acusando o capitão de visitar ilegalmente a Crimeia "para prejudicar os interesses do Estado". Em agosto, a Guarda Costeira ucraniana deteve o navio-cisterna russo Mekhanik Pogodin com tripulação a bordo.
No início do setembro, as autoridades ucranianas anunciaram planos de criar uma base naval na costa do mar de Azov e transferir para a área duas lanchas blindadas. Além disso, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia ordenou o reforço da presença militar no mar de Azov e o equipamento dos destacamentos da guarda costeira ucraniana com sistemas de mísseis.