Pentágono diz que armas nucleares russas são principal ameaça para EUA

© REUTERS / Yuri GripasSecretário de Estado norte-americano James Mattis gestures durante a conferência de imprensa sobre a campanha contra o Daesh no Pentágono, Washington, 19 de maio de 2017
Secretário de Estado norte-americano James Mattis gestures durante a conferência de imprensa sobre a campanha contra o Daesh no Pentágono, Washington, 19 de maio de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, falando no Instituto Militar da Virgínia, qualificou as armas nucleares russas de principal ameaça exterior para os EUA.

"Penso que, ao se falar das ameaças do exterior, a primeira a que se deve prestar atenção é a ameaça por parte da Rússia, em grau menor — a China e, possivelmente, a Coreia do Norte", disse ele, citado pelo portal do Ministério da Defesa norte-americano.

Segundo o secretário, a Coreia do Norte é o problema mais urgente para o país, a Rússia é o desafio mais difícil no plano militar e a China é uma "ameaça política" de longo prazo.

Anteriormente o Pentágono divulgou a nova doutrina militar dos EUA em que grande atenção é prestada ao desenvolvimento das forças nucleares russas. O documento indica que Washington continuará investindo em elaboração de armamento nuclear de baixa potência e modernização dos elementos da "tríade nuclear" (mísseis balísticos intercontinentais terrestres, bombardeiros estratégicos e mísseis balísticos lançados por submarinos).

Cerimônia oficial de boas-vindas às tropas dos EUA em Zagan, Polônia, em 12 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil
Pentágono inspeciona área na Polônia para a nova base militar, relata Mattis
A Secretaria da Defesa dos EUA sublinhou que não tem intenção de reduzir as suas armas nucleares e que o objetivo principal do exército continua sendo a contenção de ataques estratégicos nucleares e não nucleares.

Moscou expressou preocupação com a nova doutrina militar dos EUA, particularmente com o aumento do papel das armas nucleares. A Rússia também continua elaborando armamento estratégico de alta precisão, mas o presidente russo sublinha que Moscou não ameaça e não planeja atacar ninguém.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала