Na quinta-feira (27), foi publicado no site da Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo, que o animal era classificado como herbívoro e foi considerado o maior de seu tempo.
Segundo o professor Jonah Choiniere da referida universidade, o representante do Jurássico Inferior (cerca de 200 milhões de anos atrás) era um adulto quando morreu.
Ledumahadi Mafube — new giant dinosaur species found in SA by team comprising UCT academics: https://t.co/3573BLXXJi @UCT_news #News pic.twitter.com/z2gPv6lgtg
— News Everyday (@NewsEverydaySA) 27 de setembro de 2018
Ledumahadi Mafube — nova espécie de dinossauro gigante encontrado na África do Sul…
Determinou-se que o animal tinha 14 anos de idade com a ajuda de análises da microestrutura do tecido ósseo, capaz de evidenciar a dinâmica de seu crescimento. Além disso, o tamanho do dinossauro poderia ser o dobro de um elefante africano adulto.
Choiniere relatou em vídeo que, durante muitos anos de escavação, especificamente, entre 2012 e 2017, os ossos do jurássico foram desenterrados, e a partir destes a equipe determinou que o animal tivesse quatro metros de altura e pesasse 60 toneladas.
Paleontólogos acreditam que o animal tenha sido o maior da Terra na sua época, nomeando-o de Ledumahadi mafube, o que significa "trovão gigante do amanhecer" na língua aborígene sul-africana.
It was the biggest dinosaur of its day, say researchers. South Africa's Ledumahadi mafube: https://t.co/48FeAvkN5L pic.twitter.com/7UaDaO9moS #dinosaur #dinosaurs #history #biology #paleontology #science #fossil #fossils
— SPACE / TIME / TECH (@SpaceTimeTech) 27 de setembro de 2018
Foi o maior dinossauro da sua época, dizem pesquisadores; o sul-africano Ledumahadi mafude
O fóssil da África do Sul é relacionado com os restos do dinossauro Ingentia prima, que foi encontrado recentemente na Argentina. Eles viveram aproximadamente no mesmo tempo, crê a equipe. Essa hipótese colabora ainda mais com a ideia que tivemos o supercontinente Pangeia.
Determinaram que o Ledumahadi era capaz de usar as quatros patas para caminhar, assim como apenas usando as patas traseiras, mais ou menos como os elefantes fazem. O dinossauro herbívoro de Clarens foi o maior entre os famosos tiranossauros que habitavam a atual América do Norte, e pelo menos 10 milhões de anos mais velho do que os animais mencionados.