Câmeras de vigilância do restaurante Separ registraram todas as ações nos últimos segundos da vida de Aleksandr Zakharchenko.
A comitiva do líder se aproxima do restaurante no centro de Donetsk, estacionando carros na entrada. Antes de entrarem no estabelecimento, um dos seguranças averigua o local, e somente depois Zakharchenko entra com um guarda-costas. Depois de alguns segundos, acontece a explosão.
Segundo conta o canal, Aleksandr Zakharchenko visitava com frequência o restaurante Separ, ocupando sempre a mesma mesa com a placa "Mesa minada".
O chefe da RPD foi morto no dia 31 de agosto em um atentado à bomba em um restaurante no centro da cidade de Donetsk. As autoridades da RPD qualificaram o assassinato de Zakharchenko como atentado.
Segundo o chefe interino da RPD, Denis Pushilin, o assassinato de Zakharchenko foi cometido com a ajuda de serviços de inteligência ocidentais.
Em abril de 2014, autoridades ucranianas iniciaram operação militar contra as repúblicas autoproclamadas de Lugansk e Donetsk, que tinham declarado sua independência após o golpe de Estado na Ucrânia em fevereiro de 2014. Segundo os dados mais recentes da ONU, o conflito já deixou mais de 10 mil vítimas.