Grécia sediará conferência nacional sobre questões relacionadas ao novo nome da Macedônia

© Sputnik / Dmitriy Vinogradov / Acessar o banco de imagensManifestação "Macedônia é Grécia" realizada em Atenas
Manifestação Macedônia é Grécia realizada em Atenas - Sputnik Brasil
Nos siga no
A conferência nacional sobre a questão da nomeação macedônia será realizada em Atenas de 21 a 23 de outubro, disseram os organizadores à Sputnik, acrescentando que os gregos do mundo todo discutirão o acordo greco-macedônio sobre o nome da Macedônia.

“Esta será uma grande reunião dos gregos de toda a Grécia e do mundo inteiro. Os gregos da Rússia também chegarão. Os problemas nas relações com Escópia em muitos níveis serão discutidos. Os novos dados sobre o Acordo de Prespa [sobre a questão da nomenclatura da Macedônia] serão apresentados. Advogados gregos famosos prepararam um parecer legal. Os historiadores contarão sobre as origens do problema”, disse um dos organizadores do encontro.

Bandeiras da Grécia e do Chipre. - Sputnik Brasil
Após resolver pendência diplomática histórica com Macedônia, Grécia mira Chipre e Albânia
A conferência nacional será realizada no antigo edifício do Parlamento.

"Todos os meios legais de oposição a ações que possam ameaçar os direitos nacionais e soberanos da Grécia, serão discutidos", disse o comitê organizador.

A Grécia e a Macedônia (oficialmente conhecida como a Antiga República Iugoslava da Macedônia) estão envolvidas em uma disputa de nomes há anos, com Atenas se opondo ao uso da "Macedônia", homônima de uma região da Grécia. O acordo sobre o novo nome da Macedônia — República da Macedônia do Norte — foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores da Macedônia Nikola Dimitrov e seu homólogo grego Nikos Kotzias em 17 de junho. Se ratificado, o acordo permitirá a renomeada Macedônia se unir à União Européia e à OTAN, já que a Grécia não bloquearia mais o processo.

Manifestantes levantam cartazes na Macedônia contra a mudança de nome do país, acordada com a Grécia. protesto aconteceu em frente ao Parlamento macedônia em 23 de junho de 2018. - Sputnik Brasil
Novo nome da Macedônia gera protestos nas ruas do país
No domingo, a Macedônia realizou um referendo sobre o assunto. Segundo a Comissão Eleitoral do Estado, 91,46% dos eleitores optaram por mudar o nome do país, enquanto 5,65% votaram contra o acordo. No entanto, o comparecimento foi de apenas 36,91%, o que significa que o referendo não conseguiu garantir a participação de 50% necessária para ser válido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала