A menina encontrou o artefato antigo ainda no verão ao brincar perto do lago Vidostern, no povoado de Tanno, onde fica a casa de veraneio de sua família.
"Estava fora brincando na água, jogando gravetos, pedras e outras coisas para ver quão longe eles iam e depois encontrei uma espécie de graveto. Eu o levantei e ia jogar de volta na água, mas este tinha uma alça, uma ponta um pouco pontiaguda e estava todo enferrujado. Levantei no ar e disse 'Papai, encontrei uma espada'", disse Saga Vanecek à edição.
O nível da água no lago estava muito baixo devido a uma seca nesse ano e isso talvez tenha contribuído para que a menina conseguisse descobrir a antiguidade.
Inicialmente, foi informado que a espada tinha pelo menos mil anos de idade, mas depois o Museu Jonkopings Lans, que analisou a peça, disse que esta pode ser do século V ou VI d.C., ou seja, da era pré-viking.
"Tem uns 85 centímetros de comprimento e há fragmentos de madeira e metal preservados", comentou um representando do museu, citado pelo The Local.
A descoberta da família Vanecek estimulou cientistas, incluindo o pessoal do museu, a realizar mais escavações na área e encontraram até mesmo um broche quase do mesmo período que a espada.