Nos últimos anos, o país vem enfrentando mais e mais casos de invasão de contas do WhatsApp pelo correio de voz, um serviço concedido pela maioria das operadoras.
Para acessar o correio de voz, é necessário saber o código PIN de quatro caracteres. Quando não se muda a senha padrão da conta, ela permanece sendo 0000 ou 1234, facilitando a invasão de hackers.
O esquema é o seguinte: o hacker instala o WhatsApp em seu smartphone e tenta entrar em uma conta já ligada a um certo número. A entrada no aplicativo é confirma por SMS com senha. Se isso não acontecer (por exemplo, o proprietário da conta não percebe a mensagem no celular e não vê notificação), outro modo de verificação é ativado.
Nesse caso, a senha é enviada para o correio de voz do número. Basta entrar no correio de voz da vítima, utilizando a senha, que muitas vezes não é trocada e permanece sendo uma das citadas acima.
A seguir, o novo usuário liga a autenticação de dois fatores, tornando impossível para a vítima conseguir sua conta de volta, comunicou o portal ZDNet.