Nesta quinta-feira (11), ocorreu um acidente com o portador da espaçonave Soyuz MS-10 logo após seu lançamento do cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, com a nova tripulação da Estação Espacial Internacional a bordo.
Os tripulantes, Ovchinin e Hague, fizeram pouso de emergência e conseguiram sair da cápsula. Eles não correm risco de vida, afirma a Roscosmos.
#СоюзМС10: космонавт Роскосмоса Алексей Овчинин и астронавт @NASA Ник Хейг сейчас находятся в Жезказгане и проходят обследование перед вылетом.
— РОСКОСМОС (@roscosmos) 11 de outubro de 2018
Генеральный директор Роскосмоса Дмитрий Рогозин (@Rogozin) принял решение о транспортировке космонавтов на Байконур. pic.twitter.com/b1IzKZZI8O
Cosmonauta da Roscosmos, Aleksei Ovchinin, e o astronauta da NASA, Nick Hague, estão agora na cidade de Zhezkazgan, passando por uma inspeção médica antes de decolarem.
O diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, tomou a decisão de transportá-los para Baikonur
A causa do acidente ainda não foi anunciada, mas, de acordo com uma fonte, um dos quatro primeiros estágios do portador pode não ter conseguido se separar e batido no segundo estágio, causando queda de pressão.