O Irã daria resposta esmagadora a qualquer ameaça à sua segurança, mesmo que seus inimigos estejam "fora de suas fronteiras", declarou o comandante-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC em sigla inglesa), major-general Mohammad Ali Jafari, ao canal Almasirah na sexta-feira (12).
"Olhem para o Irã, antes de eu chegar [à Casa Branca] o Irã planejava tomar [o controle do] Oriente Médio apenas em uns 12 minutos, certo?", disse Trump aos seus adeptos na cidade de Council Bluffs, Iowa.
"Enquanto no passado nós poderíamos defender o Oriente Médio, e não impor nossa hegemonia em toda a região, em 12 minutos [como mencionou Trump], hoje podemos fazê-lo mais rapidamente", disse o general iraniano.
"Apesar das sanções, nós conseguimos atingir autossuficiência e reforçar nossa solidariedade nacional", sublinhou Mohammad Ali Jafari.
Ele discursava umas semanas depois de o IRGC disparar vários mísseis terra-terra como resposta ao ataque recente em Ahvaz, que provocou 25 mortos e 69 feridos.
O comandante iraniano disse que o ataque de retaliação foi apenas a primeira desforra de Teerã contra os que orquestraram o ataque em Ahvaz, de que Teerã responsabiliza os "patrocinadores regionais do terrorismo" e seus "patrões norte-americanos".