Encontrado caracol de 99 milhões de anos totalmente preservado em âmbar (FOTOS)

© Foto / Royal Saskatchewan Museum/R.C. McKellar A prova de que dinossauros tinham penas está contida em um pedaço de âmbar (imagem ilustrativa)
A prova de que dinossauros tinham penas está contida em um pedaço de âmbar (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma equipe de cientistas internacionais, dirigida pelo professor Xing Lida da Universidade de Geociências da China, encontrou no sudoeste da Ásia um caracol de 99 milhões de anos de idade e perfeitamente preservado, incrustado em um pedaço de âmbar, comunicou a revista Cretaceous Research.

O fóssil antigo foi encontrado no vale de Hukawng, no norte da Birmânia, uma zona rica de descobertas de fósseis preservados em âmbar.

Segundo o estudo, publicado na revista Cretaceous Research, o caracol tem a concha intata, estando seus tecidos moles, incluindo cabeça e tentáculos, perfeitamente conservados, o que o converte no "primeiro registro confirmado e mais antigo de preservação de um corpo mole de um caracol em âmbar cretáceo". Além disso, no mesmo pedaço foi encontrado outro exemplar, mas não tão bem conservado.

ICYMI ontem, aqui está novamente esse lindo caracol cretáceo de 99 milhões de anos, encontrado em âmbar birmanês por @LidaXing1982 e seus colegas.

​A investigação revela que, a julgar por sua morfologia, o caracol que é um Cyclophoridae, e estaria vivo quando caiu no âmbar, uma espécie de resina que depois solidifica.

"As partes moles do caracol estão muito esticadas e isso podia ter sido uma tentativa final de escapar", explicou o estudo, acrescentando que se pode também observar uma bolha de ar exalada pelo molusco.

O caracol descoberto passará a fazer parte da coleção do Instituto Dexu de Paleontologia em Chaozhou, China.

Caracol juvenil com tecidos moles preservados em âmbar médio-Cretáceo de Myanmar- muito legal #XrayCT reconstruções​

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала