Sanções dos EUA causam efeito inesperado na Rússia, escreve WSJ

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensBandeira dos Estados Unidos da América
Bandeira dos Estados Unidos da América - Sputnik Brasil
Nos siga no
As medidas restritivas impostas por Washington acabaram elevando os preços do petróleo e enfraquecendo a moeda nacional russa, provocando um "impulso inesperado" da economia da Rússia, escreve o Wall Street Journal.

Desde meados de agosto, as sanções dos EUA contra Teerã levaram a um aumento de 14% nos preços do petróleo, fazendo com que os exportadores do "ouro negro" russo aumentem significativamente a receita, de acordo com a publicação

O jornal também ressalta que, em 2018, as cotações das empresas petrolíferas russas Rosneft e Lukoil subiram 56 e 39%, respectivamente. Enquanto isso, o preço do rublo sofreu uma queda de 15% desde abril, o que acabou gerando um aumento na competitividade dos produtos russos. 

Ouro (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Rublo respaldado por ouro poderia mudar regras do sistema financeiro atual, diz analista
"A Rússia se sente muito melhor com os altos preços do petróleo e com um rublo fraco. Do ponto de vista orçamentário, isso é duplamente positivo", disse Viktor Szabo, especialista da empresa de investimentos Aberdeen Asset Management.

Após o golpe ocorrido na Ucrânia e a reunificação da Crimeia à Rússia (através de referendo e de forma democrática), as relações entre o país eslavo e o Ocidente pioraram. Os EUA, junto com outros países, acusaram Moscou de intervenção nos assuntos internos ucranianos, o que foi repetidamente negado pela Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала