Trata-se de uma série de 15 aviões que a empresa aeronáutica da cidade de Voronezh forneceu ao Ministério da Defesa russo.
"Esta máquina, com número de série 44-02 e número de registro 61735, é o terceiro An-148 a levantar voo em Voronezh em 2018 e, aparentemente, será o último avião deste tipo construído na Rússia", escreveu o blog militar russo BMPD.
Esta opinião é partilhada por diversos especialistas do setor.
На ВАСО (предприятие @UAC_Russia) сегодня полетел последний Ан-148 российской сборки. Смотрите фоторепортаж с этого авиационного исторического события. Вот вам фото на затравку. По ссылке — ещё. Ждем от воронежцев новый продукт — Ил-112В. https://t.co/MCtNDKSyvQ pic.twitter.com/Z849idfQVT
— ATO.ru (@ATO_ru) 17 de outubro de 2018
A empresa aeronáutica de Voronezh acaba de produzir o último An-148 de fabricação russa. Olhem a reportagem com fotos desse evento histórico. Tem fotos para seu café da manhã.
"Parece que os produtores de aeronaves de Voronezh conseguiram pôr no ar a última aeronave do tipo An produzida pela empresa aeronáutica desta cidade. Por alguma razão me sinto triste", escreveram no Facebook jornalistas do portal de aviação Ato.ru.
A implementação do programa de construção de aviões An-148 na Rússia está congelado até aparecerem novos clientes, assinalou a empresa.
"Levando em conta a tensão nas relações russo-ucranianas, a produção futura deste tipo de aviões na Rússia é pouco provável", prognosticou o Ato.ru.
O An-148 é um avião regional de asas elevadas, escada incorporada e trem de aterragem, o que permite usar pistas não asfaltadas. Pode voar a distâncias de até 5.000 km e sua velocidade de cruzeiro é de 800 a 870 km/h. O An-148 é utilizado por várias linhas aéreas russas, bem como pelo Ministério das Emergências e Ministério da Defesa da Rússia desde 2009.