A rota percorrida pelo avião Boeing RC-135U pode ser vista claramente no aplicativo PlaneRadar. O avião registrado com o número 64-14849 e prefixo LUIGI16 foi detectado no espaço aéreo da Lituânia, além de sobrevoar também a Estônia e Letônia.
Segundo os dados, o avião se aproximou a uma distância de 52,75 quilômetros da fronteira russa. Entretanto, isso não é uma novidade, já que não é a primeira vez que os EUA enviam seus aviões de espionagem para as proximidades das fronteiras russas.
Anteriormente, havia sido detectado um veículo aéreo não tripulado da Força Aérea dos EUA. Na ocasião se tratava de um RQ-4b Global Hawk, que voou por 11 horas na proximidade das fronteiras russas.
Além do Global Hawk, também foi detectado um avião de reconhecimento P-8A Poseidon nas proximidades da Crimeia, enquanto o drone sobrevoava diversas zonas próximas, seguindo inclusive a mesma rota percorrida pelo Boeing P-8A.
09:45 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) 19 de outubro de 2018
Самолёт радиоэлектронной разведки, ВВС США, рег. номер 64-14849 #Boeing RC-135U, позывной #LUIGI16, в воздушном пространстве Литвы🇱🇹#RC135 #USAF pic.twitter.com/9gHDKEv9d6
Por sua vez, a Rússia já pediu a Washington para evitar operações desse tipo ao longo das fronteiras russas, porém, o Pentágono continua recusando o pedido russo, insistindo nas suas missões de reconhecimento.