"Toda agressão contra a Bielorrússia será considerada um ataque à Rússia, com todas as consequências que derivam disso", afirmou o embaixador em entrevista à emissora Belarus 1.
O diplomata fez essas declarações ao comentar a possível criação de uma base militar dos EUA próxima à fronteira ocidental russa e bielorrussa, na Polônia.
Segundo Bábich, trata-se de um plano "alarmante que não deve ser menosprezado".
"Nós intensificamos os nossos esforços em função da situação, temos um entendimento total com nossos sócios bielorrussos, dispomos de um grupo regional de tropas e de todos os componentes necessários tanto para a defesa como para um ataque de resposta", assegurou o embaixador.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou recentemente após reunir-se com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, que seu governo considera estabelecer uma base militar permanente em território polonês, e que está disposto a pagar "milhões de dólares" por essa instalação.
A chancelaria bielorrussa declarou que a criação de uma base permanente dos EUA na Polônia não favoreceria a estabilidade da região e que Minsk seguirá de perto esses planos para tê-los em consideração caso venham a se concretizar.