Arqueólogos descobriram o que acreditam ser o mais antigo naufrágio intacto do mundo, no fundo do mar Negro, onde parece ter permanecido intacto por mais de 2.400 anos, informa o The Guardian.
"Um navio do mundo clássico sobrevivendo intacto, deitado sob mais de dois quilômetros de água, é algo que eu nunca teria acreditado ser possível", disse o professor Jon Adams, investigador principal do Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro (MAP), a equipe que realizou esta descoberta. "Isso vai mudar nosso entendimento da construção naval e navegação marítima no mundo antigo."
Acredita-se que o navio tenha sido um navio comercial de um tipo que, segundo os pesquisadores, só foi visto anteriormente "na superfície da antiga cerâmica grega, tal como o Vaso das Sereias no Museu Britânico".
Segundo se informa, a equipe disse que pretendia deixar a embarcação onde foi encontrada, mas acrescentou que um pequeno pedaço havia sido datado por carbono pela Universidade de Southampton e alegou que os resultados "[o] confirmaram como o naufrágio intacto mais antigo conhecido da humanidade". A equipe disse que os dados serão publicados na conferência do Mar Negro em Londres, no final desta semana. Eles também fizeram um filme de duas horas que será exibido no Museu Britânico na terça-feira.