De acordo com o portal de notícias de tecnologia WABetaInfo, o aplicativo brevemente receberá uma atualização ampla que fará sua utilização muito mais segura para o cliente. Após a nova função ser ativada, o WhatsApp vai pedir para confirmar sua identidade em cada nova entrada no aplicativo.
Assim, para acessar o programa o usuário terá que colocar o dedo no botão Home ou desbloquear o aplicativo através do sistema de identificação Face ID, capaz de reconhecer o cliente através da câmera frontal. Esta última função apareceu pela primeira vez nos modelos iPhone X e a partir daí se utiliza em todas as novas versões dos smartphones da Apple.
A opção para ativar a identificação adicional não será obrigatória, mas aparecerá entre as escolhas alternativas nas configurações do smartphone.
Além disso, os jornalistas do portal comunicam que entre outras novidades pode haver um modo escuro e a reprodução consecutiva de mensagens de voz, algo que já existe no aplicativo concorrente do WhatsApp, o Telegram.